28 de April de 2024
Diversão

Terra Plana? Os Gregos já sabiam que não mais de 2 mil anos

  • outubro 24, 2023
  • 2 min read
Terra Plana? Os Gregos já sabiam que não mais de 2 mil anos

O tema de hoje é estranhamente polêmico, tendo em vista que o experimento foi realizado 2 mil anos atrás.

Eratóstenes, um antigo matemático, astrônomo e geógrafo grego que viveu no século III a.C., é conhecido por realizar um experimento que ajudou a demonstrar que a Terra é uma esfera. Seu experimento é muitas vezes chamado de “Medição da Circunferência da Terra por Eratóstenes”.

O experimento baseou-se em uma observação simples: em um determinado momento, ao meio-dia, o Sol estava diretamente acima da cidade de Siena, no Egito, de modo que objetos erguidos na cidade não projetavam sombra. No entanto, em Alexandria, que estava localizada mais ao norte de Siena, ele observou que um obelisco lançava uma sombra. Ele concluiu que isso ocorreu porque a Terra não era plana, mas sim uma esfera.

Para calcular a circunferência da Terra, Eratóstenes realizou as seguintes etapas:

  1. Mediu a distância entre Alexandria e Siena, que era cerca de 800 quilômetros (ou 5.000 estádios gregos na época).
  2. Observou o ângulo da sombra do obelisco em Alexandria ao meio-dia do mesmo dia em que o Sol estava diretamente acima de Siena. O ângulo era de cerca de 7,2 graus.
  3. Sabendo que a circunferência de uma esfera é igual a 360 graus e que a distância entre Alexandria e Siena representava uma fração dessa circunferência, ele calculou o valor total da circunferência da Terra.

Assim, Eratóstenes calculou uma circunferência da Terra de aproximadamente 39.375 quilômetros, o que é notavelmente próximo do valor real, considerando os recursos limitados e a precisão de seus instrumentos. Esta experiência de Eratóstenes é uma das primeiras evidências conhecidas de que a Terra é uma esfera, e seu método pioneiro foi um marco importante na história da astronomia e da geografia.

About Author

Tojo Vicari

Admirador de assuntos aleatórios, que escreve às vezes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *