27 de April de 2024
Cinema

Laranja Mecânica

  • novembro 8, 2023
  • 2 min read

“Laranja Mecânica” é um filme de drama e ficção científica dirigido por Stanley Kubrick e lançado em 1971. O filme é uma adaptação cinematográfica do romance homônimo de Anthony Burgess, publicado em 1962. A história se passa em um cenário distópico e segue a vida de Alex DeLarge, um jovem delinquente e líder de uma gangue que se envolve em atos de violência extrema e crimes.

A trama se desenrola em uma sociedade futurista e opressiva, onde o governo busca controlar a criminalidade por meio de métodos de condicionamento comportamental. Alex e seus amigos se entregam a uma série de atividades violentas, incluindo roubos, agressões e estupros. No entanto, a história toma um rumo quando Alex é preso e submetido a um experimento de reabilitação que envolve a administração de uma substância chamada “Laranja Mecânica” para tentar “curá-lo” de sua tendência criminosa.

O filme explorou temas complexos, como livre-arbítrio, controle estatal, violência e a natureza da juventude delinquente. Uma das características mais marcantes do filme é o uso da música clássica, particularmente a Nona Sinfonia de Beethoven, que é usada de forma irônica e perturbadora durante cenas de violência extrema.

“Laranja Mecânica” foi aclamado pela crítica e gerou considerável controvérsia devido ao seu conteúdo violento e perturbador. O filme é elogiado por sua direção magistral por Stanley Kubrick, as performances memoráveis dos atores, especialmente a de Malcolm McDowell como Alex, e sua exploração de questões morais e sociais. A obra é considerada um clássico do cinema e tem um lugar duradouro na cultura pop. Também levantou discussões importantes sobre o poder do Estado em relação aos direitos individuais e à liberdade de escolha.

About Author

Tojo Vicari

Admirador de assuntos aleatórios, que escreve às vezes.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *